11/04/2024 10:07

Caixa aceita pagar delta e não atende necessidades dos pais de PcD

CAPA - MATERIA APCEF - 2024-04-11T090736.889.jpg

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Após a Caixa remarcar, por duas vezes, a data da reunião com os representantes dos empregados, finalmente o encontro ocorreu no último dia 9, de forma on-line. Sobre os assuntos tratados o pagamento dos deltas foi o primeiro. A Caixa aceitou pagar um delta para todos os empregados elegíveis, seguindo as mesmas regras utilizadas para pagar os deltas de 2022, com reajuste ainda para abril. 

Mesmo com o avanço, a representação dos empregados cobrou do banco agendamento de mesa de negociações sobre promoção por mérito, pois a falta de negociações não permitiu debate sobre critérios para o pagamento do segundo delta. É necessário que o banco retome o Grupo de Trabalho (GT) para as negociações desse ano. 

Outra proposta apresentada pela Caixa na reunião foi para os pais de PcD. O banco aceita reduzir a jornada de trabalho desses empregados apenas com proporcional redução de salário. A decisão foi criticada pelos representantes dos trabalhadores que atentaram os custos adicionais dos pais de PcD, que não podem abrir mão de seus salários. Ainda na proposta, a Caixa quer transformar as APIP (Ausência Permitida para Tratar de Interesse Particular) em horas para os empregados. Os representantes questionaram essa decisão que não foi debatida entre eles com o banco, pois gastar as horas de APIP para os cuidados com PcD impede o trabalhador de usar esse direito de outras formas. 

A representação dos empregados quer voltar a discutir sobre as propostas apresentadas para os pais de PcD, entre outras questões. Para isso, uma nova reunião ficou agendada para a próxima semana, ainda sem data marcada. “Precisamos avançar no debate com a Caixa em benefícios dos empregados e isso só é possível com reuniões regulares sem que o banco desmarque em cima da hora”, ressaltou Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ. 

Veja abaixo a proposta da Caixa para pais de PcD

Redução da jornada com redução proporcional da remuneração (lei 14457/22 e CLT 58 A)
Transformar as APIP em horas (para todos os empregados)
Priorização do trabalho remoto
Flexibilização da jornada de trabalho

Compartilhe