03/11/2020 13:53

Novembro Azul: APCEF/RJ apoia campanha mundial em combate ao câncer de próstata

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

2020-11-03.jpg

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, segunda principal causa de morte pela doença em homens. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que só em 2020, por exemplo, já são 65.840 novos casos da enfermidade. A doença é lembrada durante a campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar sobre sua gravidade e a importância dos exames preventivos.  

Lembrando que quanto antes o paciente for diagnosticado, maior são as chances de cura. Para o homem que tem ou teve algum antecedente na família (pai ou tio), o ideal é realizar o exame prostático a partir dos 40 anos. Caso não apresente alterações, o indicado é programar a repetição do exame anualmente a partir dos 46 anos. O exame deve incluir o toque retal e o PSA (Antígeno prostático específico).

Vale ressaltar que dentre os sintomas mais comuns da doença estão: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e presença de sangue na urina. Portanto, fique de olho! 

A APCEF/RJ apoia a campanha e deixa um alerta aos homens sobre a importância da realização de consultas médicas preventivas e dos cuidados da saúde. Não deixe para depois. Cuide-se!

 

 

Compartilhe