REGULAMENTO TÉCNICO DO FUTEBOL SOCIETY
Art. 1 O torneio de futebol society, categoria livre (qualquer idade) e máster (atletas nascidos até 31/12/1979), será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Futebol Association (FIFA) para a prática do Futebol, em anexo, com as alterações determinadas pelo que dispuser o presente Regulamento.
§ 1° No futebol society máster só será permitida a participação dos atletas nascidos até 31/12/1979.
Art. 2 Não há impedimentos.
Art. 3 A barreira é feita com a distância de 7 metros.
Art. 4 A cobrança de lateral é feita com as mãos, enquanto que o tiro de meta deverá ser cobrado com o pé.
Art. 5 As partidas terão a duração de 60 minutos, divididos em dois períodos de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos entre os dois períodos.
Art. 6 Os times são de 9 jogadores, um dos quais é o goleiro.
Art. 7 Todos os atletas deverão assinar a súmula para participar da partida, podendo a mesma ser assinada durante o transcorrer da partida.
§ 1° A súmula poderá ter, no máximo, assinatura de 17 atletas.
§ 2° Não haverá limites para substituições, podendo o atleta que for substituído retornar ao jogo.
Art. 8 O jogo não se iniciará se uma das equipes não estiver em campo com 6 jogadores prontos para jogar. Após 15 minutos da hora prevista para o início, a equipe faltosa perderá o jogo por 1x0.
Art. 9 Se, durante uma partida, o número de jogadores de uma equipe for inferior a 6, a partida será encerrada e a equipe faltosa perderá o jogo.
Art. 10 Se a equipe considerada vencedora estiver com vantagem no momento do encerramento da partida de que trata o artigo anterior, a contagem nesta ocasião será mantida. Porém, em caso contrário, a equipe infratora perderá o jogo por 1x0.
Art. 11 As faltas de campo serão punidas das seguintes formas:
a) Cartão amarelo - O jogador fica afastado do jogo por 5 minutos, sem direito a substituição.
b) Cartão vermelho - O jogador é expulso da partida e não pode ser substituído.
§ 1° O retomo do atleta advertido com cartão amarelo só se efetuará com a autorização da mesa, que ficará encarregada de cronometrar os 5 minutos.
Art. 12 O atleta expulso de uma partida terá que cumprir suspensão automática de uma partida, independentemente da fase.
Art. 13 O uniforme é o mesmo do Futebol Association, sendo que o goleiro pode jogar de agasalho completo (macacão), de cor diferente do uniforme dos demais jogadores e da arbitragem. O calçado é a chuteira de cravos de borracha ou a chuteira apropriada para futebol society, não podendo o jogador jogar descalço ou com chuteiras de trava de metal (chuteiras de tarraxa metálicas), tampouco com aquelas que contenham qualquer parte de metal em suas travas. O uso da caneleira é opcional.
Art. 14 A bola será a mesma do futebol de campo oficial, sendo a sua marca determinada pela Coordenação Técnica.
Art. 15 A equipe vencedora de cada partida receberá 3 pontos. Em caso de empate, cada equipe receberá 1 ponto.
Art. 16 Havendo empate em número de pontos ganhos entre os participantes na fase classificatória, será declarada vencedora a equipe que obtiver, nesta ordem:
a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Confronto direto;
d) Gols pró;
e) Menor número de cartões (vermelhos e amarelos);
f) Sorteio
§ 1° Havendo empate entre mais de duas equipes, o item “c” não será considerado;
§ 2° Para efeito do critério de desempate do item “e” será respeitada a seguinte tabela:
1 cartão vermelho equivale a 3 cartões amarelos.
Art. 17 Na categoria livre, em se tratando de disputa eliminatória, em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de 20 minutos em 2 períodos de 10 minutos cada um, sem intervalo para descanso. Persistindo o empate, a decisão será por pênaltis, cobrando-se uma série de 5 pênaltis, alternadamente por atletas de equipes diferentes, e persistindo o empate, serão batidos, alternadamente, tantos pênaltis quantos forem necessários para indicar o vencedor.
Art. 18 Na categoria máster, em se tratando de disputa eliminatória, em caso de empate no tempo normal, não haverá prorrogação. Assim, a decisão será por pênaltis, cobrando-se uma série de 5 pênaltis, alternadamente por atletas de equipes diferentes, e persistindo o empate, serão batidos, alternadamente, tantos pênaltis quantos forem necessários para indicar o vencedor.
Art. 19 A forma de disputa no torneio livre e do torneio máster será definida de acordo com sorteio efetuado pela comissão dos Jogos.
Art. 20 Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação Técnica.