26/08/2021 19:26

Aplicação da CGPAR 23 e redução de gastos para direção da Caixa refletem em interesse privatista

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-08-26 at 15.43.16.jpeg

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 342, que seria votado no Senado na última quarta-feira (25), foi adiado para meados de setembro a pedido de parlamentares. Vale ressaltar que o Projeto tem por objetivo anular os efeitos da Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR 23), que ameaça os planos de saúde das empresas públicas, incluindo o Saúde Caixa.

Levando em conta os recentes ataques desferidos contra a Caixa 100% pública, é possível perceber que o adiamento da votação do PDC 342 nada mais é do que uma clara tentativa dos apoiadores do governo Bolsonaro e do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, de ganharem tempo para articulação. Isso acontece porque boa parte dos senadores estava a favor da aprovação do PDL 342, o que vai contra os interesses privatistas de Guimarães e Bolsonaro.

Não é de hoje que a Caixa 100% pública está em risco. Caso a articulação seja bem sucedida e o PDL 342 não seja aprovado, a CGPAR 23 poderá ser aplicada ao Saúde Caixa – o que tornaria o plano de saúde mais caro para os empregados e mais vantajoso para a direção da empresa, que teria menos custos administrativos com o mesmo. Diminuir esses gastos significa não só atacar os direitos e a saúde dos trabalhadores em plena pandemia, como também, tornar a Caixa mais atrativa para o mercado privado, facilitando assim, a sua privatização.

Diante do atual cenário, uma ação conjunta está sendo organizada por representantes dos empregados e pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. A ação deve ser divulgada em breve e irá acontecer já nos próximos dias, como forma de mobilizar mais pessoas a lutarem pela aprovação do PDL 342, pela defesa do Saúde Caixa e pela Caixa 100% pública.

"O governo não quer que o PDL seja aprovado, porque caso isso aconteça, vai ser mais difícil privatizar a Caixa e entregá-la nas mãos dos banqueiros. A votação foi adiada, mas não podemos descansar. Precisamos usar desse tempo para mobilizar ainda mais cidadãos e cobrar ainda mais dos senadores a aprovação do PDL 342. A Caixa pública como conhecemos está em risco e a saúde de milhares de trabalhadores também. Mais do que nunca, é o momento de se mobilizar", analisou Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

 

Compartilhe