25/09/2020 15:26

Após mobilização de entidades, venda da Caixa Seguridade é interrompida

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Sem Titulo-1-Recuperado.png

A Caixa informou a suspensão da venda da Caixa Seguridade na última quinta-feira (24). Sabe-se que a interrupção da oferta pública inicial (IPO) do quarto maior grupo segurador do país muito se deve a forte mobilização de entidades representativas dos trabalhadores, movimento sindical, parlamentares e empregados, que pressionaram o banco contra a venda.

A Caixa, por sua vez, alegou que a interrupção foi impulsionada, principalmente, pela atual conjuntura do mercado. “A Caixa Seguridade Participações S.A. (...) comunica ao mercado em geral que em razão da atual conjuntura do mercado sua controladora Caixa Econômica Federal (“CAIXA”) decidiu, nesta data, pela submissão à CVM de pedido de interrupção da análise da documentação referente ao registro da oferta pública de distribuição secundária de ações ordinárias de emissão da Caixa Seguridade (“Oferta”)”, informa o texto.

Apesar de essa ser uma vitória para os empregados da Caixa, as entidades representativas e a sociedade geral, é importante ressaltar que o alerta sobre o fatiamento da Caixa ainda existe. Isso porque a venda da Caixa Seguridade seria somente o primeiro passo para o processo de privatização do banco público.

Vale lembrar que a IPO da Caixa Seguridade foi retomada pela empresa no mês de agosto, após uma suspensão ocorrida em março deste ano por conta da pandemia e a instabilidade causada no mercado. Até o momento, não se tem maiores detalhes sobre o cancelamento da venda, mas consta no documento oficial que qualquer futura mudança relacionada à venda da Caixa Seguridade será informada ao mercado.

"Mais do que a possível venda da Caixa Seguridade, é necessário falar da MP 995, que autoriza o fatiamento da Caixa e é um caminho para a privatização. A suspensão da oferta da Caixa Seguridade foi uma vitória e devemos comemorar, mas não podemos esquecer que a privatização ainda é um risco real", disse o Presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

Compartilhe