31/12/2022 09:00

Aproveite o verão da melhor forma

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Imagem do WhatsApp de 2022-11-04 a_s_ 12.46.36.jpg

O verão é uma das estações mais aguardadas do ano. As pessoas aproveitam o calor para curtir as férias e, claro, descansar. No entanto, por ser um clima quente, é preciso reforçar os cuidados com a saúde, a fim de evitar queimaduras, infecções e outras doenças que acabam aparecendo com mais frequência nessa época.

É preciso ter atenção e se proteger do sol, da desidratação e de outros perigos que podem transformar seu divertimento em um verdadeiro pesadelo. A APCEF/RJ separou sete dicas para você curtir o verão da melhor forma:

>> Fique longe do limão: o limão possui uma substância que acaba provocando manchas na pele e quando essa substância entra em contato com o sol, ela se torna fototóxica, causando manchas e queimaduras que podem ser muito graves. Evite consumir limão e se expor ao sol. Sempre que tiver contato com essa fruta, não se esqueça de lavar bem as mãos e os locais que tiveram contato com o sumo com água e sabão.

>> Abuse do protetor solar (e de roupas com fotoproteção): o protetor solar não é um creme qualquer que deve ser aplicado somente uma vez ao dia. Ele será o responsável por manter a pele longe dos raios ultravioletas B (UVB), completamente nocivos à nossa saúde. O protetor deve ser reaplicado a cada duas horas. Esse intervalo pode ser ainda menor caso você esteja em contato com a água. Além disso, o ideal é aplicar o produto por, pelo menos, 30 minutos antes da exposição ao sol. Assim como o filtro solar, as roupas com fotoproteção são eficientes e recomendadas principalmente para crianças, diminuindo a exposição aos raios solares e garantindo o conforto.

>> Evite nadar logo após as refeições: nadar logo após comer pode ser prejudicial à saúde, assim como qualquer outro exercício como correr ou pedalar. Ao realizar uma refeição leve, deve-se esperar, no mínimo, 40 minutos antes de entrar na água. Durante esse período o organismo estará concentrado em digerir os alimentos, concentrando o fluxo sanguíneo no estômago. Quando nos exercitamos, o corpo passa a priorizar essa distribuição para os músculos, retardando a digestão e aumentando as chances de indigestão, que pode causar náuseas, vômito e desmaio.

>> Não fique muito tempo com roupa de banho molhada: manter a roupa de banho molhada durante longos períodos do dia é algo que deve ser evitado, uma vez que a umidade que fica em contato com a região genital acaba tornando a área favorável para o desenvolvimento de micro-organismos, facilitando infecções e o desenvolvimento de doenças como a candidíase.

>> Não esqueça de proteger os olhos: a ação dos raios UVB agridem os olhos e, como as lentes sem filtro não absorvem a claridade, os olhos se enganam, e acabam absorvendo toda a luz. O indicado é usar óculos com filtro nas lentes, evitando a exposição direta ao sol.

>> Cuidado com a bebida alcoólica em excesso: as bebidas alcoólicas causam grande desidratação no corpo. Elas inibem a ação do hormônio antidiurético que faz a regulação do nosso organismo, por esse motivo, quando bebemos, também urinamos com mais frequência, perdendo água e sais minerais. O ideal é manter um consumo equilibrado e intercalar a bebida alcoólica sempre com água.

>> Não esqueça de beber água: é fundamental ingerir de 3 a 4 copos de água a mais do que o indicado, fazendo o consumo de mais de 2 litros de água por dia.

“Aproveitem o verão da melhor forma possível. Se cuidem, se divirtam”, deseja Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

 

JUNTE-SE A NÓS!

Ainda não é associado? Não perca tempo. Os empregados da Caixa, têm duas opções:

1) Se associar de forma totalmente online através do endereço www.fenae.org.br/associacao por apenas R$ 49,90 nos dois primeiros meses. Lembrando que, a adesão pode ser paga com os pontos Fenae (antigo Mundo Caixa), e os associados que indicarem colegas na própria plataforma ainda concorrem a prêmios no final do ano.

2) Clicar e preencher a FICHA DE ADESÃO e encaminhar para apcefrj@apcefrj.org.br (antes de enviar a ficha, é necessário assinar para que ela tenha validade).

 

Compartilhe