20/10/2021 16:00

Assembleia nos dias 28 e 29 de outubro deliberará sobre proposta para o Saúde Caixa

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

imagem saude caixa.webp

Conforme previsto no Acordo Coletivo de 2020/2022, a partir de janeiro de 2022 entra em vigor um novo modelo de custeio e gestão do Saúde Caixa. Assim, o Comando Nacional dos Bancários da Caixa negociou com a direção do banco uma proposta relacionada ao tema. Porém, para que as condições da proposta passem a vigorar, ou não é necessário que os empregados deliberem em assembleia que acontecerá, por meio virtual, nos dias 28 e 29 de outubro. Em breve divulgaremos o link da assembleia.

O Comando entende que a aprovação da proposta negociada é fundamental para manter os princípios de solidariedade, mutualismo e pacto intergeracional, garantindo um plano justo para empregados da ativa e para aposentados. A proposta negociada mantém importantes direitos, entre eles a proporção de contribuição dos trabalhadores em 30%. A participação da Caixa será limitada em 70% ou 6,5% da folha de pagamentos e proventos – o que for menor, além da manutenção da cobrança por grupo familiar.

Sérgio Takemoto, presidente da Fenae, também defende a aprovação da proposta e destaca que o grande avanço nas negociações foi o de impedir a aplicação das medidas de interesse do banco. Diaz ainda que a cobrança individual e por faixa etária deixaria o plano inviável para os aposentados. “Conseguimos preservar o que existe de mais importante no Saúde Caixa, que são nossas premissas históricas. Sem elas, o Saúde Caixa seria um plano excludente, principalmente para os aposentados, e a viabilidade do plano estaria comprometida”, disse o presidente da Fenae.

Já Fabiana Uechara, coordenadora da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), disse: “Se a proposta for rejeitada, o que negociamos com a Caixa não valerá mais. Isto significa abrir espaço para que a Caixa implemente um modelo diferente, com o reajuste que ela entende ser necessário, com cobrança por faixa etária e renda, por exemplo, deixando o plano inviável para grande parte dos empregados, principalmente aos aposentados”.

“As cartas estão na mesa e a decisão está nas mãos dos empregados. Entendo que não podemos deixar brechas que possibilitem a retirada de direitos. Assim, a direção da APCEF/RJ também defende a aprovação da proposta. Peço aos nossos associados e demais empregados da Caixa no estado do Rio de Janeiro, que participem da assembleia e votem pela aprovação da proposta negociada pelo Comando Nacional dos Bancários da Caixa e a Caixa”, convoca Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

Clique aqui e confira a cartilha explicativa sobre a proposta.

Compartilhe