17/03/2020 19:05

Bancários da Caixa terão trabalho dobrado em meio à pandemia de coronavírus

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

2020-03-17 _1_.jpg

Na última segunda-feira (16), o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que injetará R$ 21,5 bilhões no FGTS e liberou os saques para serem feitos a partir desta quinta-feira (19). Em meio à pandemia de coronavírus (COVID-19) que assombra o mundo inteiro, milhões de bancários terão que trabalhar em dobro. Com isso, mais uma vez, a Caixa prova sua negligência com os empregados e deixa de lado a importância da vida de seus trabalhadores. 

Sabe-se que atualmente todos devem evitar sair de suas casas e evitar aglomerações. Porém, além da direção da empresa ter mantido a atividade de trabalho, aumentou o risco de contaminação tanto dos trabalhadores quanto das pessoas que irão se dirigir às agências.

A direção da Caixa chegou a divulgar que caso haja a confirmação de algum empregado contaminado, este deverá ser afastado. Porém, a medida não reduz o risco de outros bancários e clientes que estarão expostos no ambiente.

“Isso se chama descaso e é um grande desrespeito com o trabalhador! O momento exige atenção e prevenção. A diretoria da Caixa está colocando a vida dos empregados e clientes em risco. A diretoria da APCEF/RJ é completamente contra essa exposição e preza pela vida desses trabalhadores. A Caixa precisa urgentemente rever sua posição e ser mais atenta a seriedade do problema” alertou o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

A Fenae divulgou mais alguns questionamentos feitos por bancários ainda sem resposta:

1) Bancário teme por seus filhos, que estão em casa por conta do forçado recesso escolar, por ser ele próprio eventual portador do vírus que os atingirão. Afinal, está em contato com o público o dia inteiro.

2) Não dispondo de alguém para deixar filhos em razão de escolas e creches fechadas, outro indaga se pode ser dispensado da frequência diária à sua unidade ou realizar trabalho remoto.

3) Com a liberação de saques do FGTS, como fica a estrutura e atendimento, se necessário reforço na unidade, além de medidas de controle de acesso do público?

4) As casas lotéricas realizam, segundo balanço da Caixa de 2019, quase 30% de todas as transações bancárias. Sendo a responsável pelo credenciamento dessas correspondentes, que suporte A Caixa oferecerá a elas, dada a caracterizada concentração de clientes em reduzido espaço de atendimento das lojas?

 

 

Compartilhe