01/12/2020 16:53

Caixa é responsável pela adesão de cerca de 13 milhões de pessoas aos serviços bancários

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2020-12-01 at 11.44.12.jpeg

O papel da Caixa Econômica na bancarização do país foi fundamental nos últimos meses. Por conta do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS, a empresa foi responsável por criar o relacionamento bancário para cerca de 13 milhões de pessoas somente neste ano. Essa foi a primeira vez que muitos brasileiros tiveram acesso a uma conta bancária.

Esse aumento é extremamente significativo, em especial durante um ano de pandemia. Em 2016, o número de brasileiros que usavam o serviço bancário ativamente era de 146,9 milhões. Já em 2019, chegou a 164,6 milhões. Hoje, o número de pessoas com relacionamento bancário ativo já chega a 177 milhões. No mais, o acréscimo de quase 13 milhões de usuários em relação ao ano passado, é uma marca que deve continuar crescendo gradualmente, ano após ano.

De acordo com dados do Banco Central, destes 13 milhões de pessoas, cerca de 11,8 milhões delas iniciaram sua relação bancária no período entre março e outubro, o que demonstra que sua adesão ocorreu durante o período de pandemia. Vale lembrar ainda que, somente no que diz respeito ao Auxílio Emergencial, foram creditados no total R$ 256 bilhões nas contas de 67,8 milhões de brasileiros.

Assim, os dados mostram, mais uma vez, a importância do papel social da Caixa para o Brasil. "Não tenho dúvida da importância de uma empresa pública como a Caixa para o país. A pandemia foi uma situação inusitada e infeliz que não queríamos passar, mas não dá para negar que ela ressaltou a necessidade de se ter uma estatal como a Caixa, que dê conta de continuar com o desenvolvimento econômico no país mesmo em um período de crise", destacou o Presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

Compartilhe