14/12/2018 16:11

Caixa não apresenta ao Conselho relatórios atuariais de 2017 e 2018 do Saúde Caixa

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

LAAAA.jpg

Mais uma vez, a Caixa não cumpre seu compromisso com os empregados do banco e não apresenta o relatório atuarial do Saúde Caixa, pelo segundo ano consecutivo. Ou seja, os trabalhadores da CEF permanecem impossibilitados de avaliar o balanço financeiro do plano de saúde, dos anos de 2017 e 2018. Em 8ª reunião ordinária, realizada em Brasília, na quarta-feira (12), os membros do Conselho de Usuários do Saúde Caixa tiveram acesso apenas a uma breve apresentação do estudo atuarial, elaborado pela consultoria Vesting.

Durante a reunião, os conselheiros presentes ressaltaram a importância da apresentação do relatório concluído à categoria. A CEF se comprometeu a apresentá-lo em janeiro do ano que vem, na próxima reunião extraordinária. Os representantes do Conselho reiteraram, também, a solicitação de envio antecipado, com prazo mínimo de 15 dias, e entregaram documento manifestando preocupação com o descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho, que estabelece que seja apresentado o relatório até o final do exercício. Do contrário, pode comprometer seriamente as decisões do Conselho ao equilíbrio financeiro do plano.

Entre as pautas discutidas durante o encontro, foram incluídas informações financeiras referentes a 2018, o resultado da auditoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o contrato com a Benner, além de apresentação da pesquisa de satisfação de atendimento da rede credenciada.

As próximas reuniões entre os membros titulares, eleitos e indicados do Conselho estão com data marcada para acontecer nos dias 21 de março, 13 de junho, 19 de setembro e 12 de dezembro de 2019, sempre às quintas-feiras. Além da reunião extraordinária prevista para janeiro, em que a Caixa se comprometeu a apresentar os relatórios financeiros e atuariais de 2017 e 2018.

“A falta de transparência da Caixa em não apresentar os relatórios financeiros e atuariais do Saúde Caixa é um completo desrespeito com os beneficiários do plano de saúde. Os empregados da CEF têm o direito de estarem cientes das operações financeiras que envolvem o programa”, questiona Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ.

Compartilhe