29/04/2020 15:42

Comando Nacional diz não à aplicação de medidas provisórias e garante manutenção da mesa de negociação durante pandemia

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

2020-04-29 _1_.jpg


Em reunião por videoconferência com a Fenaban, na última terça-feira (28), o Comando Nacional dos Bancários cobrou o compromisso da não aplicação das medidas provisórias 927 e 936, sem haver uma negociação prévia com o movimento sindical. Após a reivindicação, os bancos aceitaram que para qualquer alteração do que está sendo feito neste período de pandemia, será convocada uma nova mesa de negociação.

Sendo assim, após a intensa pressão feita por entidades representativas dos trabalhadores, os empregados que não estão trabalhando - sem participação em rodízios, nem em teletrabalho, pois suas funções não permitem e/ou estão no grupo de risco - só terão alterações neste cenário, depois de negociação. Assim como mudanças que envolvem férias e bancos de horas, também só poderão ser decididas por meio de negociação.

Em relação ao retorno ao trabalho, o Comando descartou qualquer negociação neste momento, visto que o país ainda se encontra com um aumento expressivo de casos da doença. Além disso, também foi cobrado a disponibilização de testes para os trabalhadores em caso de suspeita de COVID-19, seja reembolsando ou providenciando laboratórios e clínicas que possam oferecer.

“Sem dúvida, após inúmeras cobranças, isso é uma conquista para nós da APCEF/RJ e para todos os representantes desses trabalhadores. Porém, vale ressaltar que é direito dos empregados que haja negociação diante de qualquer mudança proposta pelo banco, principalmente diante do período delicado que estamos vivendo. Ainda é muito arriscado para vida desses empregados voltar ao trabalho e no momento, não podemos deixar de lutar pela proteção da saúde dessas pessoas!”, afirmou Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ. 

 

Compartilhe