26/03/2020 15:58

Como os bancos públicos impactam na economia e na sociedade?

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

Bancos públicos

Na última quarta-feira (25), Jair Ferreira, presidente da Fenae, disse em entrevista que "está provado que os bancos públicos são essenciais neste momento de crise". E não somente em momentos de crise como a atual pandemia de coronavírus, como também para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, é possível observar que os bancos públicos possuem um importante papel social.

Essas instituições são empresas sólidas com décadas de existência que estão presentes em grande parte do território, facilitando o acesso da população a serviços essenciais. Nas regiões Norte e Nordeste do país, por exemplo, o atendimento bancário público é predominante. Muitas cidades dessas localidades não teriam acesso a nenhuma agência bancária se os bancos públicos não existissem. Além disso, serviços de crédito, empréstimos e financiamento imobiliário, por exemplo, importantes engrenagens para o desenvolvimento econômico regional, não seriam acessíveis à população.

Assim, é possível entender a relevância das empresas públicas para a sociedade. A Caixa, junto com outras instituições financeiras como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o Banco do Brasil, é um dos maiores bancos públicos em território nacional. Atualmente, ela é indispensável quando se trata de impulsionar os programas sociais, as habitações, a criação de emprego e renda e o desenvolvimento do país. Exemplo disso é a recente decisão da empresa de injetar cerca de R$ 75 bilhões na economia, visto o atual cenário de pandemia causada pelo coronavírus.

Por isso, o Presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti, defende a continuidade da Caixa acessível a todos: “Manter a Caixa 100% pública é um compromisso e uma responsabilidade de todos. Infelizmente a sociedade não pode contar com o setor privado, principalmente as pessoas que possuem maiores necessidades e carecem do suporte das instituições públicas. Por isso, é tão importante a defesa da Caixa e a preservação dessa herança para as próximas gerações”.

 

Compartilhe