24/06/2020 15:36

Covid-19: Entidades lutam por exames para bancários de todo o Brasil

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

2020-06-24 _2_.png

Na próxima sexta-feira (26), o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban irão se reunir, por videoconferência, para discutir a realização de exames de COVID-19 em todos os bancários do Brasil.

A decisão da reunião ocorreu após o Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá entrar com uma Ação Civil Pública reivindicando a realização de exames custeados pelos bancos em trabalhadores de sua base territorial, além dos funcionários terceirizados das agências bancárias e que testaram positivo para a doença ou que se afastaram por suspeita. 

Como o juiz não deferiu o pedido, o sindicato entrou com um mandado de segurança por violação do direito. Na segunda instância, o desembargador que relatou o mandado, concordou com o pedido do sindicato e estendeu o direito a todos os bancos do Brasil. 

Porém, o banco Santander foi contrário à decisão e conseguiu um efeito suspensivo dos efeitos da medida liminar por meio de um agravo. Agora, entidades representativas estão lutando para conseguir o direito aos bancários de todo o país. 

“Diante da situação de calamidade pública que o país está passando, é um direito desses trabalhadores, que atuam diariamente nas agências e estão expostos ao vírus, fazer os exames. A ação é necessária para evitar a contaminação e disseminação entre os empregados e clientes” alertou Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ. 

 

 

 

Compartilhe