22/06/2021 14:19

Déficit de trabalhadores na Caixa reflete desemprego no mercado de trabalho brasileiro

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-06-22 at 10.51.27.jpeg

Além da crise sanitária provocada pela pandemia da COVID-19, o Brasil também está enfrentando uma forte crise econômica há meses. Um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, mostrou que houve um aumento de 1,9 milhões do total de desempregados no país, totalizando agora 14,8 milhões. A proporção dos desempregados que estão em busca de trabalho há mais de cinco meses também subiu de 49,6% para 61,3%, o que mostra uma situação preocupante em todo o Brasil.

Especificamente na Caixa, a situação não é muito diferente. Apesar da direção do banco ter anunciado a abertura de 130 novas unidades de atendimento em maio deste ano, o que consequentemente trará novas contratações para a empresa, a estimativa é de que elas não supram nem mesmo 15% do déficit de trabalhadores no banco. Atualmente, a Caixa possui apenas 81.876 empregados em todo o Brasil - uma redução de 19.624 trabalhadores em relação a 2014, quando eram 101,5 mil empregados, de acordo com o balanço do primeiro trimestre de 2021 divulgado pela própria empresa

É importante ressaltar que a Caixa atende a um público cada vez maior, especialmente por conta do pagamento do Auxílio Emergencial e de outros programas sociais, como o Bolsa Família. Esses benefícios têm sido cada vez mais importantes para a sociedade no atual cenário de crise e desemprego impulsionado pela pandemia. Apesar disso, 2.943 postos de trabalho foram fechados na Caixa somente no último ano, influenciados pelo Programa de Desligamento Voluntário (PDV), e a empresa, por sua vez, não promove um concurso público para realizar novas contratações desde 2014.

Compartilhe