11/02/2019 14:50

Desprezo: Funcef nega incorporação de participantes do REB no Novo Plano

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

reb ao novo plano.jpg

Parece que os beneficiários da Funcef, sobretudo, os participantes do plano REB estão fadados ao desrespeito e ao descumprimento de acordos prometidos pela direção da Fundação. Cinco anos após a Diretoria Executiva aprovar um cronograma de incorporação, a Funcef e a Caixa decidiram voltar atrás, descumprindo o negociado, e comunicaram que o REB não será incorporado ao Novo Plano. O acordo foi uma conquista da campanha salarial de 2014.

Segundo a Fundação, não é favorável que a patrocinadora tenha que bancar com os custos adicionais de contribuições previdenciárias. Além disso, o fundo de pensão alega que o processo não encontra respaldo para aumento de custo apresentado. O desrespeito à tratativa deixará “na mão” mais de 9 mil participantes que esperam a incorporação do REB ao Novo Plano.

Uma das discrepâncias do REB para o Novo Plano está na contribuição. Enquanto o Novo Plano tem faixa contributiva de até 12% da patrocinadora, no REB esse percentual é de 2% a 7%, o que proporciona um acúmulo menor de valores, e reduzindo assim os benefícios que serão recebidos na aposentadoria.  A Fenae está analisando se é possível entrar com medidas judiciais para defender os beneficiários.

“Desde 2006, a incorporação do REB ao Novo Plano vem sendo debatida com a Funcef. Em 2014, a diretoria da Fundação se comprometeu a dar andamento à proposta, só que, a mesma não foi implantada. Como se não bastasse os prejuízos acumulados durante os anos de silêncio, agora a Funcef resolveu apunhalar os participantes do REB e negar covardemente a incorporação ao Novo Plano. Um ato inadmissível que precisa ser contestado”, alerta o Presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

 

Compartilhe