28/08/2020 14:09

Dia 28 de agosto marca história de luta dos bancários

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

2020-08-28.jpg

Nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, é comemorado o Dia do Bancário. A data marca um momento histórico na luta da categoria, e é até hoje um marco de resistência. Em 28 de agosto de 1951, os bancários entraram no que seria a maior greve da história da categoria, com 69 dias de paralisação. Com isso, conseguiram melhorar o reajuste salarial imposto pelos bancos e fizeram eclodir sindicatos de bancários por todo o país. Em 1964, o Dia dos Bancários foi transformado em lei.

Desde esse momento histórico, a data é comemorada com muito apreço pelos bancários, como um lembrete de todos os avanços que a categoria conquistou até aqui. Mais que isso, é também um dia de fortalecimento e união, usado para organização na luta por novas conquistas.

No contexto atual, isso é de extrema importância. A Campanha Nacional está acontecendo agora, e os bancários estão sofrendo diversas tentativas de desmonte de direitos. Nesse momento, a categoria precisa dessa organização e resistência tão bem representada pelo dia 28 de agosto. "Na luta com você", lembra o slogan da Campanha Nacional dos Bancários em 2020.

Na Caixa, há ainda a luta contra a privatização do banco. Nos anos 90, os empregados conseguiram barrar a campanha do então presidente Fernando Henrique Cardoso de privatização do banco público, além de outras vitórias importantes. Mais uma vez, essa luta é necessária e os bancários se mobilizam para reforçar a importância da Caixa 100% pública e com caráter social.

Compartilhe