01/01/2022 09:00

Doe sangue, salve vidas: confira se você pode ser um doador

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

doacao de sangue.jpg

A doação de sangue é essencial para diversos procedimentos médicos, como transplantes e operações de grande porte, tratamento de condições crônicas como talassemia, anemia falciforme e câncer. É um dos atos mais bonitos que uma pessoa pode praticar, pois salva vidas. Um único doador pode beneficiar até quatro pessoas; se você deseja praticar esse ato de amor ao próximo, que é tão importante, confira a seguir se você pode ser um doador.

Para doar sangue não é necessário estar em jejum, porém é preciso ter boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. O doador precisa pesar no mínimo 50kg e estar descansado e alimentado, não pode ter ingerido alimentos gordurosos nas quatro horas antecedentes à doação. Também é necessário apresentar documentos originais de identificação com foto recente, que permita a identificação do doador. Doadores que sejam menores de idade, devem apresentar autorização dos responsáveis legais.

Antes do procedimento de doação, um agente de saúde realiza uma triagem com a realização de exames para verificação da existência de condições que possam impedir a doação ou não.

Maiores informações e esclarecimentos, são possíveis ser adquiridos pelo contato do Hemorio,através do site hemorio.rj.gov.br, ou enviando um e-mail para doasangue@hemorio.rj.gov.br, ou ligando para os números (21) 2332-8611 e 0800-2820708 (DISQUE SANGUE). O Hemorio está localizado na Rua Frei Caneca, 8, Centro.

“Algumas pessoas acabam ficando receosos de realizar a doação, mas é importante ressaltar, que além de ser um gesto de amor ao próximo, o ato é seguro e realizado com material descartável e individual”, disse Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

 

 

Junte-se a nós!

Se você ainda não é um associado, clique aqui e saiba como realizar sua adesão. Não perca tempo, associe-se já e passe a contar com um mundo de vantagens.

Para maiores informações entre em contato através dos telefones (21) 2447-3141 e (21) 2532-4275 ou pelo WhatsApp (21) 99905-3141

 

Compartilhe