Em reunião com a Fenaban, Comando Nacional cobra ultratividade do acordo e garantia de empregos
Acesse as redes da Apcef/RJ:
O Comando Nacional dos Bancários se reuniu com representantes da Fenaban para a primeira negociação sobre "Emprego". Os trabalhadores solicitaram a assinatura da ultratividade do acordo para garantir a validade dos direitos da Convenção Coletiva de Trabalho até a assinatura do novo acordo. A coordenadora do Comando, Juvandia Moreira, enfatizou a importância dessa garantia para prosseguir com as negociações.
Os representantes dos bancários apontaram que o setor está reduzindo vagas e fechando agências, contrariando a tendência de crescimento do mercado de trabalho formal no Brasil. Dados mostram que, entre 2012 e 2022, houve uma redução de 16% na categoria bancária, enquanto outras categorias do ramo financeiro aumentaram 72% os postos de trabalho. Além disso, nos últimos cinco anos, mais de 3 mil agências foram fechadas, principalmente em áreas com alta necessidade social.
O Comando também abordou questões como o aumento da terceirização, especialmente na área de TI, e a substituição de bancários por contratados PJ com salários mais baixos. Outras pautas discutidas incluíram o retorno da homologação nos sindicatos, qualificação e requalificação profissional, e indenização adicional em caso de demissão. Durante a reunião, uma manifestação nas redes sociais com a hashtag #JuntosPorEmprego alcançou o primeiro lugar nos tópicos mais comentados no Brasil.
Próximas reuniões:
Julho
2/07 – Cláusulas sociais
11/07 – Igualdade de oportunidades
18 e 26/07 – Saúde e condições de trabalho: incluindo discussões sobre pessoas com deficiência (PCDs), neurodivergentes e combate aos programas de metas abusivas
Agosto
6 e 13/08 – Cláusulas econômicas
20/08 – Em definição
27/08 – Em definição