04/08/2020 13:44

Entidades alertam sobre os riscos da manutenção do teletrabalho para bancários

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

2020-08-04.jpg

Uma das pautas abordadas na Campanha Nacional e que será discutida, nesta terça-feira (4), pelo Comando Nacional e a Fenaban, é a questão do teletrabalho. A medida, que foi muito reivindicada pelas entidades e trabalhadores e necessária dentro do âmbito da pandemia, é eficaz na proteção aos empregados contra o vírus, porém, também pode trazer alguns riscos para a categoria. 

O ponto que está sendo levantado pelas entidades representativas e tem preocupado os trabalhadores é que, de acordo com a direção do banco, o home office poderá ser mantido após a pandemia. Sendo assim, para os empregados, que já atuam em péssimas condições de trabalho, a manutenção da medida pode trazer ainda mais problemas, como a sobrecarga de trabalho, extrapolação de jornada e pressão por metas.

Dessa forma, bancários estão apresentando uma cláusula específica sobre o tema e cobrando que novas regras sejam definidas, como um “auxílio home office” e a necessidade dos bancos arcarem com os custos de equipamentos e estruturas adequadas para quem trabalhar à distância. 

“Por todo esse tempo, o home office ofereceu grande proteção à vida desses trabalhadores. Porém, a direção do banco precisa se atentar para as condições desses empregados em trabalhar dentro de suas casas. Para a manutenção do teletrabalho acontecer, novas regras precisam ser definidas e isso não pode prejudicar os bancários”, disse Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ. 

Compartilhe