26/05/2020 18:56

Entidades representativas dos trabalhadores divulgam cartilha com orientações para empregados

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

2020-05-25.png

Resultado da parceria entre a Contraf/CUT e a Fenae, a cartilha Gestão pelo Medo na Caixa foi criada com o intuito de alertar os trabalhadores sobre o adoecimento físico e mental, além de oferecer orientações para denunciar práticas abusivas, como o assédio moral e o descomissionamento arbitrário.

A publicação foi elaborada pela Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), trazendo relatos de empregados que sofreram assédio moral e contando como isso afetou sua saúde. Nos depoimentos, os bancários citam a pressão pelo cumprimento de metas e ameaças de descomissionamento. Dentre os relatos, um empregado conta que foi diagnosticado com Síndrome de Burnout (distúrbio ligado ao trabalho) e chegou a se internar numa clínica psiquiátrica.

A cartilha traz, ainda, dados de uma pesquisa realizada em 2018 pela Fenae, sobre a saúde dos trabalhadores. O estudo apontou o nível de adoecimento da categoria: 60% estão sobrecarregados, 33% já tiveram problema de saúde por causa do trabalho; 60,5% dos casos são doenças psicológicas e causadas por estresse; 20% sofrem de depressão ou ansiedade; 19,6% buscam acompanhamento psicológico ou psiquiátrico; 53,6% já sofreram assédio moral e apenas 3% dos casos de assédio moral foram registrados no RH da Caixa.

“Os abusos sofridos pelos bancários nas agências, infelizmente, não são novidade. Contudo, se torna cada vez mais necessário falar do assunto, especialmente durante a pandemia. É muito importante que os empregados denunciem qualquer tipo de abuso para as associações e sindicatos. Foi uma ótima iniciativa das entidades”, comentou o Presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

Clique e confira a cartilha na íntegra.

Compartilhe