27/08/2020 14:28

Fenaban insiste em reajuste zero e bancários organizam nova mobilização nesta quinta-feira (27)

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2020-08-27 at 11.07.36.jpeg

Na última quarta-feira (26), aconteceu o 12ª encontro entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. Apesar dos poucos avanços na questão do reajuste salarial, os representantes dos bancos recuaram na retirada de direitos dos bancários.

Agora, os banqueiros não irão mais alterar a regra da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de ter sido mantida a parcela adicional de 2,2% do lucro líquido. Contudo, insistiram na proposta de reajuste zero para 2020, só com abono. Para este ano, a proposta feita pela Fenaban foi de R$ 1.656,22; já para o ano que vem, seria reposto 70% da inflação pelo índice do INPC a partir de 1º de setembro e os outros 30% depois de seis meses.

Por sua vez, o Comando Nacional criticou a postura insistente da Fenaban sobre o reajuste zero para 2020 e o parcelamento do INPC para 2021. Por isso, uma nova negociação irá ocorrer nesta quinta-feira (27), a partir das 14h. Uma hora antes, às 13h, um novo tuitaço com a hashtag #BancosExploram será levantado pela categoria. Vale lembrar também que irão ocorrer assembleias nos sindicatos por todo o país na noite desta quinta, na qual os empregados irão debater a trajetória das negociações.

"Precisamos nos unir cada vez mais, tanto pelas redes quanto nas assembleias. Esse movimento é decisivo para a campanha salarial da categoria. Se os banqueiros insistirem nessa proposta absurda e não houver reajuste, os bancários irão para a greve", declarou o Presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

Compartilhe