20/12/2021 09:00

Fisioterapia pode ajudar o seu pet a ter uma vida mais saudável

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-12-07 at 11.14.34.jpeg

A fisioterapia é uma especialidade da medicina veterinária, que visa estabelecer o bem-estar físico além do alívio de dores em todos os animais de estimação ou cria. Os cuidados fisioterapêuticos não precisam estar associados à recuperação ortopédica e motora para serem necessários. Ainda que não esteja completamente mapeada em artigos científicos, a fisioterapia pode ajudar quanto a desconexão do animal com sua natureza e rotinas modernas.

O tratamento fisioterapêutico consiste em exercícios voltados para melhora em inflamações, em disfunções e até mesmo na performance física. Nesse último caso, não somente animais com doenças crônicas ou lidando com pós-cirúrgicos podem se beneficiar, os animais acima do peso ou em idades avançadas também devem fazer o tratamento, porque dessa forma se mantêm em movimento, um dos pilares para uma vida saudável.

A veterinária Catherine Lara reforça que, para iniciar as atividades terapêuticas os tutores não precisam esperar que o animal atinja quadros graves e praticamente irreversíveis, porque a intervenção pode ocorrer em diagnósticos no estágio inicial, ajudando a prevenir a evolução e diminuir o risco de novas lesões.

Em animais idosos, pode ser muito importante, para aumentar a expectativa de vida e o bem-estar, pois são animais que tendem a ficar cada vez mais parados e fragilizados. Na fisioterapia podem fazer exercícios de fortalecimento e baixo impacto nas articulações, controlando, assim, o sobrepeso e o sedentarismo.

“Os nossos animais de estimação precisam de um cuidado reforçado para terem uma vida mais longa e saudável. A fisioterapia pode ajudar o animal a ser mais ativo, por exemplo. Isso pode ajudar tanto você, quanto ele”, declara Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

 

SEJA SÓCIO DA APCEF/RJ

O cadastro é feito totalmente on-line, basta acessar a plataforma www.fenae.org.br/associacao. O associado pagará R$ 49,90 por um período de 60 dias, valor este que pode ser quitado por meio do cartão de crédito ou pontos Fenae. 

 

Compartilhe