28/05/2020 15:42

Funcef se pronuncia sobre atualização dos saldos de conta, mas Balanço 2019 ainda não foi aprovado

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

funcef

Após meses sem notícias, a Funcef finalmente apresentou um comunicado sobre a atualização dos saldos do Novo Plano e do REB na última quarta-feira (27). Contudo, de acordo com a entidade, os saldos só serão atualizados quando o Balanço referente ao ano de 2019 for aprovado.

Vale lembrar que o prazo de entrega do Balanço de 2019 era até 31/03, sendo prorrogado até 30/04 para os órgãos reguladores e com divulgação para 31/05, por conta da pandemia. Porém, mesmo após a nova data, o levantamento se mantém atrasado e, até o momento, não foi entregue pela entidade. A Funcef não explica por qual motivo tem demorado tanto para aprovar os resultados de 2019, uma vez que a pandemia do novo coronavírus (que iniciou neste ano) não afeta em nada os dados do ano passado. No pronunciamento da fundação em seu site, a explicação é vaga.

Infelizmente, a demora em prestar contas já é marca registrada da Funcef. Porém, quando o assunto é alterar o Estatuto por debaixo dos panos, a fundação não atrasa decisões. Isso porque, recentemente, a Funcef anunciou alterações em seu Estatuto, agindo com falta de transparência e ignorando totalmente a opinião dos participantes afetados pela mudança. No mais, o Conselho Deliberativo da entidade também aprovou, neste ano, alterações da CGPAR 25 para o Reg/Replan Não Saldado com voto de Minerva, desrespeitando o próprio Estatuto vigente da Funcef – o qual previa a existência de, no mínimo, quatro votos para alteração de regulamentos de planos.

Assim, é possível ver que não é de hoje que a entidade ignora a necessidade de clareza na apresentação de documentos, processos e na tomada de decisões. No mais, cabe ressaltar que o recente pronunciamento da Funcef sobre os saldos do Novo Plano e do REB só aconteceu após a Fenae enviar um ofício, cobrando a atualização dos saldos dos participantes do Novo Plano e do REB – que não são atualizados desde janeiro.

“O que a Funcef se nega a entender é que os participantes do plano estão, mais do que nunca, apreensivos e preocupados. Por isso, a fundação precisa oferecer transparência e segurança a essas pessoas” declarou Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ.

 

Compartilhe