21/03/2019 14:04

Importância dos bancos públicos é destaque em Diálogos Capitais

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

dialogos 10.jpg
Jair Ferreira, presidente da Fenae, em debate com demais palestrantes durante o evento (crédito: CartaCapital)

A 9ª edição da série Diálogos Capitais aconteceu na quarta-feira (19), em Recife-PE. O evento levou o tema “Bancos Públicos Sob Ataque: Desafios, Riscos e Perspectivas” ao Sindicato dos Bancários de Pernambuco. O debate foi aberto e gratuito ao público, e transmitido ao vivo através da página da Fenae no Facebook.

A Diálogos Capitais deste mês contou com a presença de nomes importantes, como o presidente da Fenae Jair Ferreira, o escritor e jornalista Xico Sá, o economista e professor da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo e a professora de Direito da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Liana Cirne Lins.

Os especialistas discutiram sobre as ameaças que os bancos públicos estão suscetíveis atualmente, mediante as políticas privatistas adotadas pelo governo Bolsonaro — sobretudo, a Caixa Econômica Federal, após posse da direção do banco, encabeçada por Pedro Guimarães.

Durante o encontro, também foi enfatizada a importância dos bancos públicos para o gerenciamento de políticas desenvolvimentistas nos setores social e econômico do Brasil, principalmente para a distribuição de renda e diminuição do desemprego da população.

“É necessário que todos os brasileiros tenham ciência da dimensão do risco que representa as privatizações dos bancos e demais empresas públicas. Os bancários e as demais categorias dos trabalhadores precisam defender a soberania nacional”, destaca Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ e Vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.

 

Compartilhe