16/05/2022 12:50

Jogos evoluem de simulações convencionais para confrontos expositivos

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2022-05-12 at 13.18.42.jpeg

Antes dos jogos realistas, que podem ser jogados de qualquer lugar, existiram os jogos projetados para simulação em uma tela de 15 polegadas e para serem processados em um computador analógico. É notória a evolução dos jogos e a APCEF/RJ vai contar um pouco da história.

No auge da Guerra Fria, o físico William Higinbotham produziu um jogo de tênis com apenas dois traços primitivos e uma bola, batizando-o de Tennis Programming ou Tennis for Two, exposto em uma tela de 15 polegadas e projetado para ser processado em um computador analógico. Do primitivo videogame de Higinbotham, o game evoluiu da simulação de jogos convencionais, tais como os de damas e xadrez, para disputas e confrontos expositivos.

Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis. Cada cartucho rodava um jogo diferente. Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade e outras empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas também a tecnologia usada para rodar os games.

Os primeiros “jogos on-line” apareceram em 1989 e aconteciam por ligação direta local ou direta internacional. Na época, a conexão entre os jogadores era feita por meio de ligações para a casa de seus adversários, através do modem de seus computadores e a linha telefônica comum, era muito lenta e instável.

Já em 1997, o advento da banda larga deixou o mundo dos games mais sério, onde a alta velocidade e a evolução dos servidores foram fatores chave para o início das comunidades dos jogos on-line. A internet eliminou a necessidade de os jogadores estarem no mesmo espaço físico, tornando possível jogar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo.

Atualmente, as empresas têm investido também em jogos de Realidade Virtual, ou VR (como é mais conhecido). Neles, óculos especiais criam simulações em 3D, dando ao jogador a sensação de estar em uma situação real, tornando a experiência muito mais intensa e imersiva para os jogadores.

 

Compartilhe