07/03/2019 15:00

Liminar do STF que fez bancos abrirem na Quarta-feira de Cinzas invalida direitos

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

Bancarios sao desrespeitados e STF suspende feriado de Quarta-feira de Cinzas no Rio.jpg

Em decisão completamente desrespeitosa com os bancários do Rio de Janeiro, na sexta-feira (1º), a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber, atendeu a solicitação da Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) e concedeu liminar que suspendeu os efeitos da Lei Estadual 8.217/2018 que instituiu à categoria feriado integral no Rio de Janeiro na Quarta-feira de Cinzas. A medida foi uma conquista adquirida pelos movimentos sindicais e associativos dos trabalhadores dos bancos.

De forma sorrateira, a Consif passou por cima de conquista realizada com muita luta pelos trabalhadores, solicitando a anulação do feriado integral, que foi prontamente atendida por Rosa Weber em plena sexta-feira de Carnaval, 1º de março. A decisão foi divulgada após encerramento do expediente bancário, quando a maioria da categoria já havia deixado o local de trabalho, sendo assim, sem comunicado formalizado. Após liminar expedida pela ministra, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomendou a abertura de todas as agências do Rio de Janeiro a partir do meio dia da Quarta-feira de Cinzas.

Além de desconsiderar e desmoralizar o direito conquistado pelos trabalhadores, a medida pegou de surpresa os bancários de todo estado, tendo em vista que o feriado foi anulado em cima do período de recesso, interrompendo, assim, a programação de descanso planejada pelos empregados. A decisão causou transtorno não só aos trabalhadores, como também aos clientes, que tiveram a integridade e a segurança física colocadas em risco devido a falta de vigilantes em diversas agências. A falta de dinheiro nos cofres também causou alvoroço, sobretudo entre aposentados.

Os aposentados que compareceram às agências não conseguiram sacar seu benefício, pois, a Previdência Social, que respeitou e reconheceu a Lei Estadual, considerou o feriado integral da categoria e transferiu o depósito das aposentadorias a partir desta quinta-feira, 7. Além dos aposentados, muitos clientes também não conseguiram sacar, já que o fechamento dos cofres é eletrônico e estavam programados para abrirem somente no dia seguinte ao feriado da Quarta-feira de Cinzas.

“A decisão é um completo desrespeito com a categoria, clientes dos bancos e população em geral. Mais uma vez, os banqueiros provam que a rentabilidade está acima de qualquer compromisso com seu quadro de funcionários e com a sociedade”, destaca Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ e Vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.

Anulação em discussão
O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) participarão de negociação com representantes dos bancos, nesta sexta-feira, 8, em São Paulo, para encontrarem solução para os bancários que não puderam comparecer ao trabalho, para que não tenham seus salários descontados, devido a suspensão do feriado integral na Quarta-feira de Cinzas. Além disso, deve ser discutida a cobrança por horas extras pelo trabalho no feriado.

 

Compartilhe