02/03/2021 17:23

Lutas contra a reestruturação avançam no Banco do Brasil e na Caixa

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

WhatsApp Image 2021-03-02 at 13.14.31.jpeg

A Caixa vem enfrentando um longo período de ataques ao seu papel social. A reestruturação promovida pela direção do banco, como relatos de áreas que estão sendo extintas ou realocadas, e o Programa de Demissão Voluntária (PDV), são só alguns dos exemplos que têm por objetivo acabar com a Caixa 100% Pública.

Em resposta a isso, um calendário de lutas contra a reestruturação foi lançado pela Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) no último mês. Os empregados, por sua vez, têm estado engajados na luta contra o desmonte da Caixa, participando de todas as ações propostas pela CEE/Caixa e demais entidades representativas.

Agora, como se não bastasse essa situação preocupante, trabalhadores do Banco do Brasil também se tornaram alvos da privatização defendida pelo governo Bolsonaro. Mesmo com a existência de uma liminar que impede a extinção da função de caixa no Banco do Brasil, conquistada pela Contraf-CUT, essa e outras medidas de reestruturações propostas pela direção do BB e pelo governo continuam acontecendo.

Como forma de se defender dessas investidas, trabalhadores do Banco do Brasil, através de representantes da Comissão dos Funcionários do BB (CEBB), da Contraf-CUT, do Comando Nacional dos Bancários e de demais entidades representantivas dos trabalhadores, se reuniram para lançar o seu calendário de atividades no último dia 25. Assim como o da Caixa, o documento criado pelo BB contém informações sobre mobilizações, além de materiais de estudo que visam trazer maior engajamento dos empregados e da sociedade na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores.

A APCEF/RJ se solidariza com os empregados do Banco do Brasil pela coragem de lutar contra o processo de reestruturação, que vem sendo empurrado goela abaixo nos trabalhadores. Empresas públicas como a Caixa e o Banco do Brasil estão a serviço do desenvolvimento nacional, e não podem ser privatizados. As empresas, os empregados e a sociedade merecem respeito.

 

 

Compartilhe