13/07/2020 13:03

Manifesto em defesa da Funcef cobra respeito aos participantes ativos, aposentados e assistidos

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

WhatsApp Image 2020-07-13 at 09.54.59.jpeg

Um manifesto em defesa da Funcef foi aprovado no 36º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa), que aconteceu nos dias 10 e 11 deste mês. O documento reivindica o respeito pelos participantes ativos e aposentados assistidos pelos planos, e a anulação das medidas estatuárias autorizadas recentemente. A aprovação se deu por meio de plenária, com advogados que estiveram presentes para definir as estratégias de luta e a pauta de reivindicações dos bancários para a Campanha Nacional 2020.

No mais, os delegados afirmam que o regulamento do Não Saldado foi modificado sem que a ordem de maioria de votos, descrita no próprio estatuto, fosse seguida. Vale lembrar que o Estatuto da Funcef foi construído mediante negociação entre os representantes dos participantes, da Fundação e da patrocinadora e está em vigor desde 2007. Contudo, recentemente, o Conselho Deliberativo (CD) da Funcef aprovou alterações por meio do voto de Minerva, desrespeitando as cláusulas do próprio documento ao não consultar os participantes dos planos.

Dessa forma, os delegados defendem a anulação das mudanças no estatuto. "Não são legítimas, não respeitam participantes, dão à Caixa poder absoluto, como se fosse ela a dona dos recursos que, obviamente, pertencem a ativos, aposentados e pensionistas", justificam. 

Além disso, os participantes do Congresso também aprovaram uma ação em defesa da construção de um novo sistema ecológico que vise a preservação da humanidade. De acordo com o documento, é necessário pensar em um novo sistema econômico/social que respeite a sustentabilidade ecológica e a preservação da humanidade, e isso deve ser feito pelos próprios trabalhadores, que são a classe mais afetada. Somente assim será possível sair de uma crise – em especial, a atual crise provocada pela pandemia de COVID-19.

#MexeucomACaixaMexeucomOBrasil

Compartilhe