24/07/2020 19:12

Minuta de reivindicações é entregue à Fenaban

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2020-07-24 at 16.10.39.jpeg

O Comando Nacional dos Bancários apresentou, na tarde da última quinta-feira (23), a minuta de reivindicações da categoria para representantes dos bancos na Comissão de Negociação da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O documento foi entregue durante uma reunião virtual.

As reivindicações foram aprovadas na 22ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorreu nos últimos dias 17 e 18, e ratificadas em assembleias sindicais da categoria ocorridas por todo o país. Dentre as reivindicações apresentadas, está o aumento real de 5%, a manutenção dos direitos e da mesa única de negociação, além de questões referentes à saúde dos trabalhadores.

Ficou definido, durante a reunião, que um novo encontro entre os representantes do banco e os trabalhadores deve acontecer na próxima semana. Até lá, um cronograma de negociações deve ser definido e apresentado.

Principais pontos da pauta de reivindicações 

Índice
Reajuste de inflação mais 5% de aumento real nos salários e todas as cláusulas econômicas.

Prioridades
A campanha terá como prioridade a manutenção dos empregos e dos direitos, a defesa da mesa única e dos bancos públicos, além do aumento da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR).

Home office
Na minuta há uma cláusula para regular o trabalho home office, que não pode ser imposto pelo banco, para estabelecer, entre outras coisas, que os custos do teletrabalho sejam arcados pelos empregados, assim como o fornecimento dos equipamentos ergonômicos. A cláusula também proíbe que sejam retirados direitos dos trabalhadores que cumprirem suas funções em suas casas, à exceção do vale-transporte/combustível, que deve ser fornecido com valor proporcional aos dias de comparecimento do trabalhador no banco, definindo que estes tenham de realizar suas atividades no próprio local de trabalho, pelo menos, uma vez por semana.

Metas abusivas
Atualização da cláusula que trata sobre a estabelecimento e a cobrança as metas pelos bancos. Esse ponto está ligado a um dos eixos da campanha será a luta pela saúde e melhores condições de trabalho para a categoria.

Demais cláusulas
As demais cláusulas hoje presentes na CCT foram mantidas na minuta de reivindicações

#MexeuComaCaixaMexeuComoBrasil

 

Compartilhe