11/08/2020 18:40

MP 995: entidades organizam grande mobilização contra medida editada pelo governo na última sexta-feira (7)

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

2020-08-11.jpg

 

Centrais sindicais, sindicatos, Contraf/CUT, e entidades representativas dos empregados da Caixa, entre elas Fenae, Apcefs, Fenag, Aneac, Social Caixa e Advocef, se reuniram virtualmente, na última segunda-feira (10), para se organizarem contra a Medida Provisória 995/2020, que representa mais uma manobra do governo para privatizar a Caixa. 

Na semana passada, o Diário Oficial da União divulgou a Medida, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. A MP autoriza a Caixa a abrir o capital de suas subsidiárias, entre elas a Caixa Seguridade, quarto maior grupo segurador do país, e Caixa Cartões, voltada para o setor de meios de pagamento de seguros e cartões.

Para lutar contra mais uma covarde atitude do governo, os representantes dos trabalhadores vão iniciar uma grande mobilização junto ao Congresso Nacional, prefeituras, câmaras de vereadores, movimentos sociais e a sociedade em geral para barrar a ação privatista. 

A MP 995, que trata da reorganização societária e desinvestimentos da Caixa e de suas subsidiárias, é o primeiro passo para a alienação de ativos da Caixa e para diminuir a atuação do banco em setores como o mercado de seguros e outros não-estratégicos. Lembrando que o texto tem validade de 60 dias, e pode ser prorrogada por mais 60.

“Não vão conseguir nos calar. Essa é mais uma tentativa covarde do governo, que deságua no mesmo objetivo: privatizar a Caixa e acabar com o maior banco público da América Latina. É um absurdo que em meio à uma pandemia, os líderes do país insistam em ações como essa. Chegou a hora de nos mobilizarmos para derrubarmos a MP 995!” disse Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ. 

 

Compartilhe