25/02/2019 14:51

Na APCEF/RJ, movimentos sociais debatem desigualdades e direito à habitação

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

uniao2.jpg

Neste final de semana, a União por Moradia Popular do Rio de Janeiro e demais movimentos sociais que lutam em defesa do direito à moradia se reuniram, com o apoio da APCEF/RJ, na Sede Administrativa da Associação, para o 5º Encontro de Formação, com o tema “Racismo e Habitação”. No evento foi debatido a importância do papel social da Caixa 100% pública para o desenvolvimento socioeconômico habitacional da população pobre e negra.

Houve debate também sobre o difícil acesso dos brasileiros a uma moradia digna, resultante da desigualdade social no País — originária de sequelas ainda muito presentes na sociedade desde a época da escravatura.

Nessa linha, a Caixa 100% pública cumpre papel fundamental na inclusão social da população ao direito habitacional, sobretudo através do Minha Casa Minha Vida, programa social responsável por mudar a vida de milhares de famílias brasileiras possibilitando direito à casa própria através de financiamentos a preços acessíveis.

“A imposição de classes é um dos principais fatores da distribuição de renda deficitária no Brasil, que estagna o progresso desenvolvimentista da população em diversos âmbitos relacionados a direitos básicos, entre eles, o habitacional, que deixa à deriva milhões de brasileiros sem teto ou casa própria. É fundamental que essa discussão seja uma das principais pautas dos movimentos sociais e é muito bom poder colaborar cedendo espaço na Sede Administrativa para a realização deste debate”, pontuou Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ.

uniao1.jpg

Compartilhe