24/12/2021 11:00

Natal: conheça sua origem e suas tradições

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-12-10 at 12.12.25.jpeg

Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Somente no século IV que a data 25 de dezembro foi estabelecida comemorativa, pelo papa Júlio I. Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, em virtude do tempo que os três reis Magos levaram para chegar até a cidade de Belém e entregar os presentes ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores, e outras decorações natalinas, no começo de dezembro e, desmontá-las, até 12 dias após o Natal.

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Essa tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero e foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus numa manjedoura, com os animais, os reis Magos e os pais do menino. Essa tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.

Quanto à figura mais marcante do Natal, estudiosos afirmam que o Papai Noel foi inspirado num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d. C. O bispo costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Ele foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

“O Natal simboliza a alegria, a paz e a esperança por dias melhores. Que nesta data, possamos estar reunidos com quem amamos e queremos por perto. Feliz Natal a todos os associados da APCEF/RJ”, deseja Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

 

SEJA SÓCIO DA APCEF/RJ

O cadastro é feito totalmente on-line, basta acessar a plataforma www.fenae.org.br/associacao. O associado pagará R$ 49,90 por um período de 60 dias, valor este que pode ser quitado por meio do cartão de crédito ou pontos Fenae. 

 

Compartilhe