02/11/2022 08:00

Novembro Azul: cuida de você, faça o exame de próstata

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2022-10-17 at 10.11.50.jpeg

A campanha “Novembro Azul” começou em 2011, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida alertou os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

O movimento adotado pelo Ministério da Saúde conscientiza à população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo, saúde, e também da mente ao praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

É necessário ressaltar que a única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Por isso, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e solicitar o exame de sangue PSA.

O exame de próstata é importante para o diagnóstico e tratamento precoce uma vez que cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata têm o diagnóstico somente pela alteração no toque retal.

É importante que haja a regularidade do exame, pois na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Alguns fatores podem facilitar o câncer, como histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

A APCEF/RJ incentiva todos os associados a procurarem seus médicos e realizarem o exame. “É importante que façamos o exame periodicamente para sabermos o que está acontecendo conosco. Junto a isso, se mantermos nossas vidas saudáveis com exercícios e mente equilibrada, nos ajudamos na prevenção de quaisquer doenças”, declara Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

 

Compartilhe