05/05/2021 13:54

Oposição e representantes das estatais se articulam para barrar privatizações

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

WhatsApp Image 2021-05-05 at 10.51.34.jpeg

Representantes das centrais e confederações sindicais se encontraram com senadores de oposição ao governo em reunião virtual nesta segunda-feira (03) para discutir meios de atuação na mobilização contra a privatização das estatais brasileiras. Estavam presentes representantes da Petrobras, Eletrobras, Correios, Serpro Dataprev e outras estatais com ameaça de privatização. A Caixa foi representada na participação de Sergio Takemoto, presidente da Fenae. 

Um dos principais pontos de discussão foi a nota técnica “Uma visão panorâmica das empresas estatais federais e possibilidades de atuação no pós-pandemia” do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada em março deste ano. O estudo reforça a importância das empresas estatais federais no pós-pandemia, ressaltando a força dos bancos estatais brasileiros como a Caixa, o Banco do Brasil e o BNDES. Eles serão cruciais na retomada da economia depois desta crise generalizada, por sua enorme experiência e capilaridade no território nacional, atuando por exemplo na oferta de crédito e no investimento em infraestrutura.  

O presidente da Fenae destacou a estratégia do governo e da direção do banco de fatiar a Caixa para privatizá-la em pedaços, como aconteceu com a Caixa Seguridade no último dia 29 e como planejam fazer também com a Caixa Cartões, Caixa Asset e a criação do "Banco Digital". 

Senadores presentes afirmaram planos de levar as informações discutidas para a pauta da bancada. Encontros como esse são fundamentais para pautar a luta contra a privatização e em defesa das estatais adiante. 
 

 

Compartilhe