06/10/2021 12:00

Outubro Rosa está aí para alertar e informar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Outubro Rosa esta ai para alertar e informar as mulheres sobre os riscos do cancer de mama.jpg

A campanha Outubro Rosa foi criada com o intuito de informar e alertar as mulheres, sobretudo na faixa dos 40 aos 69 anos, sobre a conscientização do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce através do autoexame. Sendo a APCEF/RJ uma entidade de classe representativa social que compreende a importância da prevenção e conscientização da doença, aderimos e apoiamos à campanha Outubro Rosa visando precaver, sobretudo, as empregadas e aposentadas da Caixa, além da sociedade em geral.

Muitos não sabem, mas o câncer de mama é a segunda doença mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. No Brasil, o câncer de mama é também o tipo mais incidente em mulheres de todas as regiões. As taxas são elevadas nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) e a menor é observada na região Norte. Somente para esse ano, a estimativa é de que ocorrerão cerca de 67.000 novos casos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 67% de casos por 100.000 mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Percebendo a necessidade do diagnóstico precoce para evitar o quadro e vendo a importância do assunto, o dia 19 de outubro foi decretado Dia Internacional Contra o Câncer de Mama. Outubro Rosa serve para alertar que em caso de alguma alteração, é necessário que se procure um médico. As bancárias da Caixa podem contar com o suporte do Saúde Caixa. Contudo, o Ministério da Saúde oferece atendimento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população. Apesar de a doença ser perigosa, quanto mais cedo for diagnosticada, maiores as chances de cura. Assim, a Diretoria da APCEF/RJ convida todas as mulheres, sobretudo as bancárias da Caixa, a integrar esse importante movimento de prevenção ao câncer de mama.

Compartilhe