14/02/2019 15:19

Presidente da Fenae fala em “Diálogos Capitais” sobre o papel dos bancos públicos

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

JAIR FERREIRA.jpg

A 8ª edição da série Diálogos Capitais aterrissou em Curitiba - PR, nessa terça-feira (12). Com o tema “Bancos Públicos Sob Ataque: Desafios, Riscos e Perspectivas”, o evento contou com a presença de representantes do movimento dos trabalhadores e profissionais de diferentes áreas que debateram sobre a importância do papel social dos bancos públicos para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Participaram do debate o presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), Jair Ferreira; o representante da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Mário Bernardini; o professor e doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo; e o jornalista e escritor, Fernando Morais.

Durante o evento, foi enfatizada a proporção do risco da crise econômica no País ser ainda mais agravada com o desmonte dos bancos públicos — principalmente da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banrisul —, uma vez que cumprem protagonismo fundamental para o gerenciamento da economia nacional, financiando a produção e consumo.

“A grande prejudicada com o fatiamento ou desmonte da Caixa é a população que busca financiamento habitacional ou que depende de outros programas sociais administrados pelo banco, como o Bolsa Família”, ressaltou o Presidente da Fenae, Jair Ferreira.

“O desmonte dos bancos públicos, principalmente o fatiamento da Caixa Econômica Federal, é uma questão muito séria. A estagnação de programas sociais não pode ser admitida pelos que desejam o bem do povo brasileiro. Nós, empregados da Caixa, lotados no Estado do Rio de Janeiro, estamos coesos nessa luta contra o desmonte da CEF 100% pública”, afirma Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ.

Diálogos Capitais pelo Brasil

A série “Diálogos Capitais” está sendo realizada pela Fenae em parceria com a revista CartaCapital desde 2018. O evento já passou pelas seguintes cidades: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Natal (RN) e São Luís (MA).

Compartilhe