17/05/2021 15:06

Presidente diz que "antes Caixa dava prejuízo, agora lucro", é verdade?

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-05-17 at 11.49.32.jpeg

Recentemente, em cerimônia em Alagoas, o presidente Jair Bolsonaro parabenizou o desempenho da Caixa nos últimos tempos, dizendo que “A Caixa, lá atrás, dava prejuízo. Em nosso governo, mais que lucro, ela traz benefícios para todos nós do Brasil”. A afirmação não é verdadeira e só reforça o desconhecimento econômico e do desenvolvimento do país que Bolsonaro diz presidir. 

De fato, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que corrobora com muitas políticas bolsonaristas, já afirmou que o lucro durante sua gestão (desde janeiro de 2019) é maior do que durante os 8 anos do governo Lula. Levando em conta que o governo do petista acabou tem mais de 10 anos, seria necessário converter os números para o valor presente, coisa que Guimarães não faz - no mínimo, de má fé. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) atualizou os números e mostra que, com a atualização, o lucro da Caixa no governo Lula chega a R$ 41,4 bilhões; contra R$ 35,2 bilhões no governo Bolsonaro. 

Mas a Caixa é uma instituição pública que visa muito mais do que o lucro e tem uma função social a ser atendida, de forma que o medidor financeiro não é nem de longe o único para se considerar em uma análise de desempenho do banco. É preciso considerar os investimentos em habitação, os benefícios sociais, a contribuição da Caixa para o desenvolvimento do país e dos brasileiros. E com isso sabemos que Bolsonaro e sua trupe não se importam. 
 

Compartilhe