30/08/2021 17:14

Projeto APCEF: reforçando o saber e a vida é inaugurado no Rio de Janeiro

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-08-30 at 11.12.14.jpeg

Com coordenação da APCEF/RJ, ação direta da ONG Moradia e Cidadania e parceria com o Instituto Casa Plena, o projeto APCEF: reforçando o saber e a vida foi inaugurado no último sábado (28), às 10h, na sede do Instituto Casa Plena - situada na Rua Xaxá, nº 11, na comunidade de Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio. O projeto faz parte da agenda de ações de desenvolvimento sustentável organizada pela Fenae e pela ONG Moradia e Cidadania dos Empregados da Caixa, que busca ajudar comunidades carentes situadas nas proximidades das 27 Apcefs do país.

No Rio, a iniciativa social tem como principal objetivo trazer o reforço escolar para ajudar as crianças de Rio das Pedras que estejam cursando entre a 1ª e a 5ª série do Ensino Fundamental. O reforço será feito através de aulas presenciais de português (leitura e escrita) e matemática, e acontecerão todas as terças e sextas-feiras em dois horários: das 9h às 10h30 e das 15h às 16h30. Além do reforço escolar, o projeto irá oferecer também aulas de flauta para as crianças, que irão ocorrer em todos os sábados, das 16h às 18h.

Também está prevista a criação de uma biblioteca e sala de informática em Rio das Pedras para inclusão digital e realização de pesquisas e trabalhos escolares das crianças atendidas pelo Instituto, bem como o oferecimento de assistência psicológica para o auxílio do aprendizado. Já as atividades de esporte e lazer serão contempladas pela APCEF/RJ, que irá ceder um espaço na Sede Campestre de Jacarepaguá para profissionais do Instituto realizarem essas atividades e orientarem as crianças. A ação irá atender, ao todo, 20 crianças auxiliadas pelo Instituto Casa Plena.

Durante o evento, um documento foi assinado pela APCEF/RJ, pela Fenae, pela ONG Moradia e Cidadania e pelo Instituto Casa Plena para oficializar a parceria. Estiveram presentes na inauguração do projeto o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti; o vice-presidente da APCEF/RJ e diretor de Esportes da Fenae, Carlos Alberto Oliveira Lima (Caco); a representante da ONG Moradia e Cidadania, Marta Ramos; o presidente do Instituto Casa Plena, Wladimir José da Silva; a vice-presidente do Instituto Casa Plena, Rita de Cássia R. Oliveira da Silva; a assistente de relacionamento da Fenae, Sabrina Guidinele; além de colaboradores do Instituto Casa Plena, as crianças que serão atendidas e seus pais.

“Muito importante essa parceria entre Fenae e ONG Moradia e Cidadania que visa promover desenvolvimento sustentável em comunidades carentes. Estamos engajados para que o “APCEF/RJ: reforçando o saber e a vida” seja um sucesso. Com o entrosamento demonstrado entre diretoria da APCEF/RJ, representantes da ONG Moradia e Cidadania e diretoria do Instituto Casa Plena, acrescido pelo interesse da comunidade de Rio das Pedras, não tenho dúvida de que o projeto alcançará seus objetivos. Quero fazer um agradecimento especial ao Sérgio Takemoto, presidente da Fenae, pela incansável luta e apoio para tornar tudo isso realidade. Estão todos de parabéns”, afirmou Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

“Na condição de diretor de Esportes da Fenae, estou aqui representando o presidente Sérgio Takemoto e demais diretores da entidade nesse pontapé inaugural do APCEF/RJ: reforçando o saber e a vida, que com certeza trará inúmeros benefícios para as crianças da comunidade de Rio das Pedras. Fenae, APCEF/RJ, Instituto Casa Plena e a ONG Moradia e Cidadania não medirão esforços para o total êxito do projeto. Vamos à luta. Vamos em frente investindo no social e na educação”, disse Carlos Alberto Oliveira Lima (Caco).

“O Instituto Casa Plena agradece a Fenae, a APCEF/RJ e a ONG Moradia e Cidadania pela escolha da nossa entidade para essa incrível parceria que muito bem trará à mente, ao corpo, à alma e ao espírito das crianças da comunidade de Rio das Pedras atendidas pelo projeto APCEF/RJ: reforçando o saber e a vida. Muito obrigado”, agradeceu Wladimir José da Silva, presidente do Instituto Casa Plena.

“Estamos muito felizes em participar desse lindo projeto que tem como missão atuar pela diminuição das desigualdades sociais. O Instituto Casa Plena está honrado em ser parte integrante dessa ação em favor das crianças de Rio das Pedras. Já temos 20 crianças cadastradas para as aulas de reforço escolar que acontecerão nas terças e sextas-feiras (manhã e tarde), e para as aulas de flauta que acontecerão aos sábados. Agora é trabalhar e seguir fazendo o bem”, declarou Rita de Cássia R. Oliveira da Silva, vice-presidente do Instituto Casa Plena.

"Nós da ONG Moradia e Cidadania seguimos firmes e empolgados com essa parceria social que trará benefícios diretos para a comunidade de Rio das Pedras. Sem dúvida, projetos como esse contribuem para a diminuição das desigualdades sociais que tanto afeta nosso povo. Que este projeto sirva de exemplo e incentivo para que outras entidades abracem causas como essa. Deixo aqui o meu muito obrigado aos diretores da Fenae, da APCEF/RJ e do Instituto Casa Plena. Estamos e seguiremos juntos nessa luta contra as desigualdades", disse Marta Ramos, representante da ONG Moradia e Cidadania.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

Compartilhe