28/07/2022 12:09

Reunião com a Caixa cobra medidas contra adoecimento dos empregados

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2022-07-28 at 08.48.21.jpeg

Não é de hoje que os empregados da Caixa vêm sofrendo com doenças causadas por conta do excesso de trabalho. Nos últimos anos, o adoecimento, em especial as doenças mentais, afastam os bancários de seus empregos. Na última reunião entre o banco e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE), ocorrida no dia 27 de julho, o tema saúde foi discutido.

Os representantes dos empregados da Caixa cobraram medidas para prevenir o adoecimento dos empregados no ambiente de trabalho e apontaram que essas doenças são ocasionadas pela sobrecarga de trabalho e pressão no ambiente. Ou seja, o modelo de gestão do banco. 

Segundo dados apresentados na reunião da pesquisa de Saúde da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), o adoecimento mental é o principal motivo de afastamento dos trabalhadores da ativa, seguido de depressão (33%), ansiedade (26%), síndrome de *Burnout, que é um transtorno de ansiedade com contexto exclusivamente laboral (13%) e síndrome do pânico (11%).

Diante de tantos casos, o CEE cobrou a volta do Grupo de Trabalho Saúde do Trabalhador, justamente para debater e prevenir os adoecimentos. A Caixa se comprometeu avaliar a proposta e incluí-la no novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Outras demandas apresentadas pela Comissão dos Empregados na reunião foram as condições de trabalho dos PCDs, que vêm enfrentando problemas para trabalhar, a retomada das semanas de prevenção de acidentes de trabalho (Sipat) e a revisão do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

De acordo com Carlos Alberto Oliveira Lima (Caco), presidente em exercício da APCEF/RJ, é extremamente necessário que a Caixa dê mais atenção à saúde de seus trabalhadores. “A saúde mental e física dos empregados do banco são questões fundamentais para a qualidade de vida e bem- estar dos empregados. A Caixa deveria colocar seus empregados em primeiro lugar ao invés dos lucros”, ressaltou Caco.

As próximas reuniões da negociação estão marcadas para agosto. No dia 2 serão tratados os temas: PCDs e Saúde Caixa e no dia 4 a discussão será sobre a Funcef.

Compartilhe