19/11/2021 10:00

Semana de Cultura Negra acontece na Sede Campestre da APCEF/RJ, de 26 a 28 de novembro

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

negra cultura.jpeg

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Sede Campestre da APCEF/RJ sediará nos dias 26, 27 e 28 de novembro a Semana de Cultura Negra. Serão três dias, onde temas como a diversidade da cultura negra, a história do movimento negro no Brasil e sustentabilidade dos povos ancestrais serão tratados de forma clara e objetiva. Estão programadas atividades presenciais e virtuais, dentre elas a entrega do Diploma Mariléia Santiago, para escolas das redes municipal e estadual que desenvolveram propostas de ações afros nos últimos três anos; feira de arte negra; teleconferência da Rede Latino Americana Afro-ameríndia de Cultura Comunitária, com 50 grupos representando 30 países; mesa de debates; Cineclube; roda de samba com o grupo Incorpora Samba; apresentação de grupos de mestres de capoeira; apresentação de trabalhos artísticos de escolas das redes municipal e estadual; e muito mais.

O evento contará com a participação e presença de representante da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Subprefeitura de Jacarepaguá e da 7ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) e de inúmeras lideranças, dentre elas Sergio Takemoto (Presidente da Fenae), Rachel Weber (Diretora de políticas sociais da Fenae) e o vereador Reimont. Compareça e conheça um pouco mais sobre a cultura negra. A entranda é franca. A Sede Campestre da APCEF/RJ é um espaço amplo de muito verde e ar puro, localizada na Estrada do Quitite, 362, Freguesia, Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ. Quem não puder comparecer poderá acompanhar tudo através das redes sociais do Grupo Entrou Por uma Porta da Fenae e da APCEF/RJ, através dos seguintes endereços: www.facebook.com/apcefrj -  www.facebook.com/FenaeFederacao 

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 26 – Sexta-feira

12 horas - Abertura

- Teleconferência da Rede Latino Americana Afro-ameríndia de Cultura Comunitária com a participação de 50 grupos representando 30 países.

14 horas

- Entrega de Diploma Mariléia Santiago, para as escolas da rede municipal e estadual que desenvolveram propostas de ações afros nos últimos três anos.

- Apresentação de Grupo de Mestres de Capoeira

- Cineclube, com os filmes: Histórias de Yaya (Reinaldo Sant’Ana); La Ruta de La Rumba (William Capote e Aleida Piñero); Vengo Allá (Maria Elena Mora); e Jurema (Clementino JR).

----------------------------------------------------------------------------------------------

Dia 27 – Sábado

10 horas

- Mesa de debates com Sergio Takemoto (Presidente da Fenae), Rachel Weber (Diretora de políticas sociais da Fenae), Jorge Freire, Tainá de Paula, Renata Souza, Reinaldo Sant’Ana e Paulo Matileti (Presidente da APCEF/RJ).

12 horas

- Coquetel

13 horas

- Cineclube, com os filmes: Histórias de Yaya (Reinaldo Sant’Ana); La Ruta de La Rumba (William Capote e Aleida Piñero); Vengo Allá (Maria Elena Mora); e Jurema (Clementino JR).

----------------------------------------------------------------------------------------------

Dia 28 de novembro 

12 horas:

- Inauguração da Feira de Arte Negra

13 horas

- Deliciosa feijoada

14 horas

Roda de Samba com o Grupo Incorpora Samba (formado por empregados da Caixa), com participação especial de Dorina e Marquinhos de Oswaldo Cruz.

 

Compartilhe