24/04/2020 13:29

Trabalhar na Caixa com sintomas do coronavírus põe a vida de todos em risco

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

agência

Infelizmente, a saúde e a segurança dos trabalhadores continuam não sendo prioridades para a Caixa. Após receberem denúncias de aglomerações e condições de trabalho desfavoráveis na proteção contra o Covid-19 na agência de Ramos (Zona Norte do Rio), o Presidente da APCEF/RJ e vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, Paulo Matileti, junto ao diretor do Sindicato dos Bancários do Rio, Jorge Lourenço, estiveram no local para verificar a situação. A visita aconteceu na última quarta-feira (22).

De acordo com os representantes das entidades, foi constatado que dois seguranças terceirizados estavam com sintomas da doença – um deles, inclusive, mal conseguia respirar, além de estar com muita secreção. Como medida de segurança para os próprios trabalhadores e os outros bancários, foi solicitado o afastamento desses empregados da agência – e ainda assim, um dos trabalhadores sofreu retaliação e se desesperou por receio de perder seu emprego. Dessa forma, foi possível perceber que além do descaso e das péssimas condições de trabalho, os empregados vêm sofrendo uma enorme pressão da empresa. Com isso, a APCEF/RJ garante que irá defender e acompanhar o caso desses trabalhadores junto à Caixa.

“Tenho percebido que os funcionários estão sofrendo uma pressão de cima para ficarem quietos e não denunciarem. Nesse caso que aconteceu em Ramos, o empregado alegou que estava desde sexta-feira (17) com os sintomas, e foi aí que percebi que o mesmo estava com medo de perder o emprego e de contaminar todos os funcionários da agência”, declarou Paulo Matileti.

Infelizmente, essa situação ainda pode acontecer em outros locais, uma vez que a orientação da Caixa é de fechar a agência somente quando houver casos confirmados de contaminação. Ou seja, enquanto houver apenas casos suspeitos, a agência em questão não poderá ser fechada – decisão que coloca em risco a vida de dezenas de empregados e clientes da Caixa.

Apesar da superintendência do banco garantir que daria todo o suporte e proteção contra o coronavírus para os empregados, a realidade que se vê é outra. Na prática, o que ocorre são muitas aglomerações e bancários trabalhando em situação de risco. No mais, o Sindicato dos Bancários tem lutado para fechar agências e garantir a segurança dos empregados.

“Não podemos permitir que essa situação continue. A Caixa, por meio dos gestores, vem fazendo uma forte pressão em cima dos bancários para que os mesmo escondam quando há suspeitas de contaminação pela doença. É um absurdo, pois coloca a vida de todos em risco. Continuo defendendo que para que haja maior apoio aos funcionários, e garanto que o Sindicato e APCEF/RJ estarão sempre presentes atuando e defendendo com força os empregados, que são a base da instituição”, finalizou o Presidente da APCEF/RJ e vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, Matileti.

WhatsApp Image 2020-04-24 at 09.57.26.jpeg

 

Compartilhe