30/04/2020 15:16

Presidente da Fenae, fala sobre os impactos da crise e da a importância das Apcefs

Materia-Sergio-Takemoto-3004.png

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Em entrevista exclusiva para a APCEF/RJ, Sérgio Takemoto, novo presidente que comandará a Fenae nos próximos três anos, fala sobre a atual crise, desafios e responsabilidades em presidir uma entidade que é referência na luta do movimento dos empregados da Caixa. Takemoto é formado em Administração de Empresas e é empregado da Caixa desde 1982, tendo exercido as funções de Gerente de Relacionamento e Coordenador de Serviços. Atuou como delegado sindical, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e diretor-presidente da APCEF/SP. Atualmente é secretário de Finanças da Contraf-CUT e coordenador estadual da ONG Moradia e Cidadania, em São Paulo. 

APCEF/RJ – Você assume a Fenae em um período de enorme crise em decorrência da COVID-19. Você tem algum projeto de gestão para que a Federação não sofra com as causas do drástico momento?
Sérgio Takemoto – Realmente estamos atravessando uma crise como nunca vivenciamos. É uma crise sanitária que terá enormes repercussões na economia. O país já se encontrava numa crise econômica e a pandemia só irá fazer aprofundá-la ainda mais. Na Fenae, estamos acompanhando atentamente o desenvolvimento da situação e tomando todas as medidas no sentido de preservar a saúde dos empregados da Fenae e dos empregados e dos clientes da Caixa. Infelizmente, tivemos que adiar vários projetos e eventos em virtude da atual situação. Para esse ano, tínhamos previsto os Jogos da Fenae e o Talentos Fenae. Ainda não temos previsão de quando iremos realizar, pois é impossível saber até quando irá durar essa pandemia, espero que acabe o mais breve possível.

Você acredita que a atual crise levou até as pessoas um melhor entendimento sobre a importância das empresas públicas, em particular da Caixa Econômica?
Sérgio Takemoto – Sem dúvida, se não fosse a Caixa 100% pública seria impossível fazer o cadastro de mais 33 milhões de pessoas, sem contar os beneficiários do Bolsa Família. Infelizmente, o governo não está fornecendo as condições ideais de trabalho para os empregados e o atendimento à população.

Qual a importância das entidades representativas dos empregados da Caixa e sindicatos, principalmente, nesse momento de pandemia?
Sérgio Takemoto – A APCEF/RJ, assim como as demais associações e os Sindicatos, são fundamentais na defesa dos direitos dos trabalhadores. Nesta crise, as atuações dessas entidades foram e são fundamentais em garantir medidas de segurança para os empregados e a população. As ações das nossas entidades estão garantindo a vida dos empregados e da população.

A Fenae se desenvolveu muito nos últimos anos e segue crescendo. Seu poder pode ser comprovado pelo suporte e parceria que mantém com as APCEFs. Assim considerando, existem projetos para voos maiores?
Sérgio Takemoto – Nós sempre temos planos e projetos que envolvem as nossas associações. Mesmo neste período, estamos inovando. Estamos lançando um novo portal de Convênios, com mais de 800 convênios e 14.000 lojas em todo o país, liberando o acesso aos cursos da Rede do Conhecimento a todos os empregados Caixa... O Talentos Fenae já começou e também iremos lançar em breve um novo projeto, os jogos eletrônicos. Tudo isso é fruto de discussão com as associações.

Mesmo com todo esforço da Fenae e dos dirigentes associativos, sabe-se que as APCEFs passam pela necessidade de ampliar o número de associados para que se mantenham fortes e ativas. Nessa questão específica, você tem alguma carta na manga?
Sérgio Takemoto – Sem dúvida essa é uma preocupação constante da Fenae. Nos momentos de crise econômica, o trabalhador busca todas as formas de economizar seu salário. E nesses momentos, infelizmente, as contribuições para entidades associativas e sindicais entram na lista de corte. E nós estamos atravessando uma grave crise econômica que não temos perspectiva de sair tão cedo. A Fenae tem uma ação permanente de conquista de novos associados. Todos os anos desenvolvemos campanha para conquistar esse público e com certeza iremos continuar fazendo as campanhas sempre ouvindo as nossas associações

O que as APCEFs podem esperar da Fenae que possa ser traduzido em benefício direto para os associados?
S
érgio Takemoto – As APCEFs sabem que tudo que a Fenae faz é sempre pensando no bem-estar do pessoal da Caixa. Nossa gestão dará continuidade aos projetos já existentes e desenvolverá novos projetos que tragam mais benefícios ao pessoal da Caixa. Mas, sem dúvida, pela conjuntura que se apresenta com uma grave crise econômica, retirada de direitos e ataque a empresas públicas, a grande missão da Fenae será a defesa da Caixa 100% pública e forte e a defesa dos direitos dos empregados do banco.

Registre sua mensagem para os empregados da Caixa e associados da APCEF/RJ.
Sérgio Takemoto – Os empregados da Caixa podem ter certeza de que a Fenae continuará lutando pelos direitos dos empregados e pela defesa da Caixa 100% pública. Além disso, continuaremos a realizar atividades para o bem-estar do pessoal da Caixa, incentivando práticas sociais, esportivas e culturais. O meu amigo Matileti, presidente da APCEF/RJ, sabe que pode contar com a Fenae nas ações que visem o fortalecimento da nossa associação.

Compartilhe