12/10/2023 08:00

12 de outubro: data marca a celebração dos direitos das crianças e dos adolescentes

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

CAPA - MATERIA _22_.jpg

Comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil, o Dia das Crianças celebra os direitos das crianças e adolescentes ajudando a conscientizar a população sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

Coincidentemente comemorado no mesmo dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o Dia das Crianças é feriado no País e, tradicionalmente, as crianças são presenteadas pelos adultos, que também proporcionam atividades especiais e de entretenimento nesse dia. 

Além das festividades, a data alerta para muitos problemas enfrentados pelas crianças de todo o mundo, com destaque para a educação, ao trabalho, à exploração, ao abuso infantil, à fome e para a subnutrição.

A celebração da data reforça a importância da “Declaração dos Direitos das Crianças”, aprovada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que institui dez princípios e direitos fundamentais às crianças:

I - Direitos garantidos, sem distinção de cor, sexo, língua, religião ou opinião;
II - Proteção e direito ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social;
III - Direito a nome e nacionalidade;
IV - Direito à alimentação, moradia e assistência médica;
V - Direito a tratamento, educação e cuidados especiais para toda criança portadora de necessidades especiais;
VI - Direito ao amor e à compreensão;
VII - Direito à educação elementar gratuita;
VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar em catástrofes;
IX - Direito à proteção contra a crueldade e exploração;
X - Direito à proteção contra atos de discriminação.

A APCEF/RJ reforça a necessidade de a criança ter todo aparato necessário em seu crescimento e parabeniza todos os pequenos que fazem parte da Associação. “É com grande prazer que enaltecemos as crianças no dia de hoje. Elas alegram e trazem luz para os nossos dias. Desejamos que todas curtam e aproveitem seu dia da melhor forma”, declara Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.
 

Compartilhe