12/01/2024 08:00

163 anos da Caixa: tudo teve início em 1861 com a criação da caderneta de poupança

CAPA - MATERIA APCEF _72_.jpg

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Mesmo marcado na história, muitos brasileiros desconhecem que o compromisso social da Caixa vem desde 12 de janeiro de 1861, quando o primeiro passo foi dado com a criação das cadernetas de poupança para que os escravos pudessem juntar seus tostões para comprarem suas cartas de alforria. Anos depois, o compromisso se consolidou de tal forma que o banco se transformou na maior operadora de programas sociais e de transferência de renda do Governo Federal para a população nos municípios e estados da Federação.

Hoje, 12 de janeiro de 2024, a Caixa Econômica Federal completa 163 anos de fundação. Com o slogan: “É por você. É por todo o Brasil”, a Caixa é o banco social dos brasileiros que contribui para o desenvolvimento do país e de sua população com importante papel através de serviços bancários e de programas sociais.

A Caixa é uma das poucas instituições centenárias do Brasil que continua consolidando seu papel social e econômico. O banco é responsável por diversos benefícios e programas como o Auxílio Brasil, Minha Casa Minha Vida, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Seguro Desemprego, dentre outros. Também é responsável pelo gerenciamento de financiamentos imobiliários, principalmente para pessoas de baixa renda.

Por sua presença em diversos municípios, a Caixa tem capilaridade importante que permite que as políticas públicas, especialmente de transferência de renda, cheguem às pessoas que mais precisam e que estão mais distantes.

“A Caixa é fundamental para o Brasil e sua população. Hoje queremos parabenizar o banco pela sua existência e resistência. Que episódios de sucateamento e assédio fiquem para trás para nunca mais voltar. Vale destacar a grande participação dos empregados da Caixa, das entidades representativas dos trabalhadores, da Fenae, das Apcefs e dos sindicatos sempre na defesa do banco 100% público e de suas ações sociais. Continuamos juntos em prol do fortalecimento da nossa Caixa”, destaca o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.


 

Compartilhe