20/11/2024 08:10

20 de novembro: uma chama de justiça e reflexão em um Brasil de contrastes

capa.png

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Hoje, 20 de novembro, é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra, uma data que transcende a memória histórica para se firmar como um marco na luta por igualdade. Oficializada em 2003, a data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e ícone da resistência negra no país.

Mais do que uma lembrança do passado, o Dia da Consciência Negra convoca a sociedade a refletir sobre a escravidão e o racismo, temas que, desde os anos 1960, estão no centro das pautas do Movimento Negro. Ao longo do dia, manifestações, debates e outras ações buscam fortalecer o diálogo sobre a desigualdade racial e reconhecer a fundamental contribuição da população afrodescendente para a construção do Brasil.

A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro (APCEF/RJ) reforça a importância da data como uma oportunidade de conscientização e mobilização. "O Dia da Consciência Negra é um momento para reafirmarmos nosso compromisso com o combate ao racismo e a valorização da diversidade racial", destacou Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.
 

Compartilhe