24 de janeiro: Homenagem, reflexão e luta em defesa dos direitos dos aposentados são imprescindíveis
Acesse as redes da Apcef/RJ:
Comemorado hoje, 24 de janeiro, o Dia Nacional do Aposentado celebra a contribuição histórica daqueles que dedicaram anos de trabalho ao desenvolvimento do país. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 6.926, de 30 de julho de 1981, em decorrência da assinatura, em 24 de janeiro de 1923, da Lei Eloy Chaves, que criou a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, sendo este um marco histórico da Previdência Social.
Porém, mais do que uma homenagem, a data é um convite à reflexão de todos e todas sobre a importância social dos aposentados, assim como os desafios que enfrentam. Temas como o acesso à saúde, a manutenção dos direitos previdenciários e a luta por uma aposentadoria digna continuam sendo pautas essenciais, que precisam de maior visibilidade e devem ecoar no debate público.
“Registro aqui meus parabéns aos aposentados e aposentadas que carregam em sua trajetória uma história de dedicação, esforço e trabalho, fundamentais para a construção da sociedade atual. A data de hoje não apenas celebra o legado dessa parcela da população, mas também destaca a necessidade de seguirmos lutando para promover sua melhor qualidade de vida e aposentadorias dignas para todas e todos”, afirmou Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.