Dia dos Bancários: data especial para homenagear e aplaudir toda a categoria pela dedicação e luta
Acesse as redes da Apcef/RJ:
O 28 de agosto marca o Dia dos Bancários, instituído em homenagem à histórica greve realizada em São Paulo em 1951, quando a categoria decidiu parar em busca de melhores salários e condições de trabalho. A mobilização ganhou repercussão nacional e consolidou os bancários como uma das categorias mais organizadas e combativas do país.
A trajetória da profissão é marcada por coragem e unidade. Em 1933, o decreto que instituiu a jornada de 6 horas tornou-se um marco de proteção à saúde do trabalhador. Entre os empregados da Caixa, a greve de 1985, que completa 40 anos, reforçou a defesa desse direito e da sindicalização, fortalecendo a organização da categoria e deixando um legado de mobilização que inspira até hoje.
Mais do que conquistas trabalhistas, a luta das bancárias e dos bancários sempre esteve ligada à construção de um Brasil mais justo. Hoje, celebramos a data reconhecendo o trabalho, o empenho e a luta de todas e todos que, com dedicação diária, garantem serviços essenciais e fazem a diferença na vida da população, especialmente na Caixa, banco público que executa políticas sociais, fomenta moradia e impulsiona o desenvolvimento.
“Parabenizamos todas as bancárias e bancários, especialmente as empregadas e empregados da Caixa, que diariamente cumprem uma missão social tão importante. A cada ano, cresce a necessidade de coesão e mobilização para garantir a manutenção dos direitos conquistados e avançar em novas conquistas. Unidos, seguimos mais fortes”, disse Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.