A contratação de PCDs não é apenas um direito das pessoas; é também um dever das empresas
Acesse as redes da Apcef/RJ:
Comemorado hoje, 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência destaca a importância de construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Criada pela ONU em 1992, o objetivo da data é mobilizar a população para combater preconceitos e eliminar as barreiras que dificultam a plena participação de milhões de pessoas com deficiência. No Brasil, o debate sobre acessibilidade e inclusão tem ganhado espaço, mas o país ainda enfrenta grandes desafios nesse campo, especialmente no mercado de trabalho. Pessoas com deficiência representam apenas 1,4% dos servidores no Executivo federal, bem abaixo dos 8,9% da população brasileira, segundo o IBGE.
A baixa presença de pessoas com deficiência em grandes corporações evidencia a necessidade de mais ações concretas. No setor bancário, instituições como a Caixa Econômica Federal são frequentemente cobradas para ampliar a representatividade e cumprir as legislações de cotas destinadas a PCDs. Além de ser uma exigência legal, a inclusão é vista como um passo essencial para fortalecer a diversidade na empresa.
"Conforme a legislação brasileira, as empresas com mais de 1.001 empregados são obrigadas a reservar 5% das vagas para pessoas com deficiência. Devemos aproveitar esta data para refletir sobre como podemos avançar na inclusão. É fundamental que instituições como a Caixa Econômica Federal reconheçam a importância de aumentar a presença de PCDs em seus quadros. Isso não é apenas um direito, mas também uma responsabilidade do banco", declarou Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.