26/09/2023 08:00

A Nova Ordem Luiz Gushiken: história do fundador do PT é contada em livro por 67 autores

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

CAPA - MATERIA _24_.jpg

Na última semana, no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo, aconteceu o lançamento do livro “A Nova Ordem Luiz Gushiken”, escrito por um grupo de 67 autores, entre eles o presidente Lula, contando a história do ex-ministro da Secretaria de Comunicação do primeiro governo Lula (2003). 

O livro recupera a trajetória pelos olhos e memórias daqueles que conviveram com Gushiken e marca os 10 anos do falecimento do fundador do Partido dos Trabalhadores (PT). Organizado pela jornalista e ex-assessora de Luiz Gushiken, Fernanda Otero, o livro ainda mostra as ideias de Gushiken que continuam muito presentes entre os militantes mais antigos do PT e, também, traz inspiração para os novos quadros dirigentes e militantes que compõem o partido hoje. No livro também constam uma carta que ele deixou para o presidente Lula e uma tese sobre uma nova ordem mundial para a governabilidade do planeta.

Luiz Gushiken foi presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo e coordenou em 1985, uma das maiores greves da categoria registradas até hoje. Presidiu o PT e coordenou a campanha do presidente Lula em 1989. Gushiken também esteve entre os coordenadores da vitoriosa campanha de Luis Inácio Lula da Silva à presidência em 2002, assumiu o cargo de Ministro Chefe da Secom. Faleceu aos 63 anos em 2013, no dia 13 de setembro.

O livro foi lançado pela Fundação Perseu Abramo e está disponível em formato físico e digital (baixe aqui). 
 

Compartilhe