Acordo do Saúde Caixa é aprovado nacionalmente; no Rio, categoria rejeita
Acesse as redes da Apcef/RJ:
A proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do Saúde Caixa foi aprovada em âmbito nacional após votação realizada por sindicatos de todo o país. No sistema unificado coordenado pela Contraf-CUT, 65,84% dos votantes manifestaram apoio à assinatura do novo ACT, consolidando a decisão da categoria em nível nacional.
No Rio de Janeiro, porém, o resultado seguiu direção oposta. Entre os participantes da assembleia no estado, 71,48% rejeitaram a proposta, enquanto 27,35% votaram pela aprovação. Apesar da divergência regional, o resultado geral, favorável, é o que valida a assinatura do acordo.
Com a aprovação, o ACT do Saúde Caixa será formalizado e entrará em vigor em 1º de janeiro, com vigência até 31 de agosto de 2026. “O resultado afasta reajustes imediatos e permite avançar nas negociações dos temas ainda pendentes. Vamos discutir a equiparação de direitos para quem entrou após setembro de 2018 e buscar soluções para o limite de gastos do plano”, afirmou Felipe Pacheco, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa).

